quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Tarás Shevtchenko - pai da língua ucraniana




TESTAMENTO


Quando eu morrer, sepultem-me

numa colina

Em meio à estepe ampla,

na amada Ucrânia,

para que eu possa ver

Os vastos campos semeados,

O Dnipró, as escarpas

E ouvir como ruidoso, ele ruge!

Quando for levado da Ucrânia

Ao mar azul,

O sangue inimigo...eu tudo deixarei,

Campos, montes...

E até a Deus voarei para rezar.

Mas até então... a Deus desconheço!

Sepultem-me e levantem-se,

Quebrem as algemas

E com o mau sangue inimigo

Reguem a liberdade!

E não deixem de recordar-me

Na grande família,

Na família livre, nova,

Com uma boa,

Suave palavra!




Para leitura da biografia de Tarás Shevtchenko, escrita por Aline Hall, veja o seguinte site:

http://www.grupokalena.com.br/cultura01.php?id=1

Sem comentários: