domingo, 13 de setembro de 2009

Batucadeiras de Cabo Verde


Oriundos de vários concelhos do Algarve, o grupo das Batucadeiras residente Algarve apresentar-se-á nos dias 19 e 20 de Setembro no Jardim Pescador Olhanense.


O batuque é o género musical mais antigo de Cabo-verde. Antigamente revestia um carácter social, desempenhado em dias santos, em certas ocasiões, cerimonias, festas, antes e durante os casamentos. Há quem diga que os movimentos de dança do batuque evocam o acto sexual, o objectivo seria promover a fertilidade da noiva.
Hoje em dia o batuque perdeu o seu significado social tendo sido transformado num espectáculo de palco, desempenhado em actos oficiais, em festas e ainda utilizado por certos grupos de dança como exemplo de folclore nacional.
Caracteriza-se por ser uma mistura de cântico e dança. O primeiro movimento é chamado, em crioulo, de galion. Neste movimento, uma das executantes (chamadas batukaderas), efectua um batimento polirrítmico, enquanto que as restantes executantes efectuam um batimento de dois tempos, batendo palmas ou batendo num pano. A cantora solista (chamada kantadera proféta) entoa uma melodia que logo a seguir é repetida (chamado ronca baxon) em uníssono pelas restantes cantoras (chamadas kantaderas di kunpanha). Esses versos, provérbios improvisados, que abordam temas diversos do quotidiano desde o louvar a certas personalidades até críticas sociais, são chamados finason. Essa estrutura de canto-resposta continua até o segundo movimento chamado txabéta. Este movimento corresponde a um clímax orquestral, em que todas as executantes efectuam o mesmo batimento polirrítmico em uníssono, e todas as cantoras cantam o mesmo verso em uníssono, que funciona como refrão.

No que diz respeito a dança, um conjunto de intérpretes, quase unicamente mulheres organizam-se em circulo num espaço designado terreru, enquanto uma delas a executante se dirige para o centro para iniciar a dança com o oscilar do corpo e um movimento alternado de pernas e num segundo movimento esta da ku tornu, faz um requebrar das pernas, conseguido através de flexões rápidas de joelhos acompanhando o ritmo.

Sem comentários: